Implantodontia
A evolução da odontologia nas últimas décadas tem como foco principal o restabelecimento da função mastigatória e estética, buscando o conforto e a saúde. Nesse sentido, a implantodontia desempenha papel importantíssimo no tratamento do edentulismo (falta de dentes) seja por qualquer causa e vem representada por enormes avanços em implantes dentários, técnicas, materiais e programas.
Implante dentário
Os implantes dentários são substitutos das raízes dos dentes perdidos e a colocação dos mesmos envolve duas etapas bem definidas: a primeira é de natureza cirúrgica e consiste na colocação do parafuso de titânio no tecido ósseo; a segunda é a etapa protética, referente à instalação da coroa (dente) sobre o implante. A prótese finaliza o processo dando naturalidade e beleza ao sorriso.
Cirurgia guiada por computador
Hoje já é possível a instalação dos implantes dentários sem o uso do bisturi. Através da técnica da Cirurgia Guiada, ou Cirurgia sem corte (Flapless), o cirurgião-dentista através de um exame em 3D da arcada do paciente, estabelece a posição exata do(s) implante (s) a ser(em) instalado(s) antes mesmo do momento cirúrgico.
Todas as informações digitais obtidas através deste planejamento serão transferidas para a confecção de um guia cirúrgico a ser utilizado no dia da cirurgia. Este guia posicionado perfeitamente na boca do paciente permitirá a instalação dos implantes sem que sejam feitos cortes na gengiva.
Maior previsibilidade estética e funcional dos implantes torna-se possível. O procedimento é mais simples e menos invasivo do que as cirurgias tradicionais, proporcionando um pós-operatório mais tranquilo ao paciente, permitindo que o mesmo retorne a sua vida social e profissional mais rápido.
Implante de carga imediata
A técnica do Implante com carga imediata, consiste na colocação da prótese sobre o implante logo após a cirurgia de implante, assim o paciente já pode sair com um novo dente sobre o implante, excluindo a etapa em que o paciente necessita ficar sem prótese no local da cirurgia. Esta técnica é de suma importância a avaliação do profissional para indicação.
Protocolo sobre implante
Protocolo sobre implante é a colocação de diversos implantes na maxila ou na mandíbula, nos quais serão parafusadas próteses dentárias. A prótese fixada na maxila dispensa a parte da antiga dentadura que recobre o céu da boca. O protocolo substitui, com vantagem, as antigas dentaduras, e é o tratamento mais moderno para a reposição dos dentes perdidos.
Ancoragem esquelética
Ancoragem esquelética constitui-se em grande avanço na Ortodontia, facilitando e agilizando os tratamentos ortodônticos. Ela consiste na obtenção de um ponto fixo e imóvel dentro da cavidade bucal, auxiliando a movimentação ortodôntica e evitando o deslocamento da unidade de resistência. Ou seja, são dispositivos que ficam temporariamente fixos na maxila ou mandíbula. É um sistema de apoio ósseo para mecânica ortodôntica que nos servem de ancoragem para certos tipos de movimento dental. Após a ortodontia eles são removidos com facilidade. Casos que eram impossíveis de serem tratados sem extrações dentárias e/ou cirurgias invasivas, atualmente com o auxílio de ancoragens esqueléticas, podem ser, sendo possível alcançar a estética do sorriso ideal só com a ortodontia.
Há vários modelos de ancoragens esqueléticas: os micro parafusos e mini implantes que são menores e indicados para movimentos pequenos e as placas de ancoragens que são indicadas para movimentos maiores.